Nanook na Guarda do Embaú - SC

Expedição Floripa-SC a Tramandaí-RS

09/01/2020

Ano passado não deu certo essa expedição para o sul, mas desse ano não passa! Preparação Preparei um Nanook com um reforço de quilha e batizei ele de Bumblebee, em homenagem aos meus meninos, que falaram que as cores amarelo e preto dele pareciam o personagem do Transformers. Ganhamos reforços também, a velha carranca, que […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 14, o final!

26/05/2019

Último dia! Antes de sair resolvi checar o GPS, pra ver qual era a direção a seguir, já que as informações do pessoal estava divergentes. A direção era mesmo pro meio do mar, sem visual nenhum da ilha de São Luís. Cruzei com uns botos pescando logo na saída e embiquei meio pra oeste, no […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 13

O pessoal da minha família veio me chamar as 3 da manhã, perguntando se eu queria uma carona até o mar. Agradeci, mas eu disse que ia sair com o sol. Família é família, não deixa ninguém pra trás! Os caras são ponta firme!   A família vizinha acabou não saindo pra pescar, que a […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 12

24/05/2019

Antes do sol raiar, estava na água, pronto pra sair. Me disseram que tinha uma saída pra esquerda da barra principal e sai feliz por ela. Apesar da maré subindo, a corrente tava favorável pra sair, e deveria ser só contrário.   Achei estanho, mas a gente acaba não querendo ver as evidências, quando quer […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 11

Seu Paulo, dono da pousada, me convidou pro café. Fui remando pra Mandacaru debaixo de chuva e cheguei no porto e já juntou um monte de gente. O rapaz da banca de pinga já me ofereceu café, Genildo do restaurante Maria Eduarda me ofereceu um doce de Buriti.   Almocei por lá mesmo, uma tainha […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 10

24/05/2019

As dunas são lindas de se ver, lagoas, por do sol no horizonte, areia voando… Aliás, muita areia voando! No caiaque, na mochila, na barraca… Por qualquer fresta ela entra. Até que consegui fazer a janta sem estar crocante.   Vento bom pela manhã e as 9 cheguei na Barra das Melancieiras, no final da […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 9

Bem que o seu Medeiros avisou… Domingo era dia de excursão. Às 5 da manhã, um indivíduo me bota a lanterna na cara, perguntando que horas a barraca abria. Encostou um ônibus de evangélicos (pelo menos não estavam bêbados) e já saíram no maior fuzuê. Eles saem as 22 de Teresina, pra passar o dia […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 8

24/05/2019

Ontem à noite jantei no Carlos, um peixe serra excelente, mas como a mulher dele estava com o braço quebrado em Fortaleza, foi o peixe mais farinha. Depois fui com o Alan, o expert da internet em Curimã, tomar um sorvete na única vendinha que vendia sorvete. Arrumei a rede e desmaiei. De manhã ele […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 7

O mundo tá cada vez mais conectado… Não tem como fugir. Antigamente a gente fazia uma viagem dessas, tirava fotos e depois reunia os amigos num lugar, pra ver as fotos e vídeos, bater um papo… Hoje eu estou aqui, em Guriú, uma vila de pescadores, no mangue, de frente pra praia… com wi-fi, falando […]

Expedição Fortaleza – São Luís, dia 6

24/05/2019

O dia começou cedo, o despertador tocou a 1 da manhã e parecia que eu tinha areia nos olhos. Peguei minhas coisas e fui encontrar o Pretinho, Didi, Marcelo e o Chico , um pescador bem experiente e aficionado por mar. Time completo, motor de rabeta e lá fomos nós uma hora navegando mar adentro, […]