Remando no Pacífico
Depois de um monte de emails com o pessoal da Kayak Australis, de Santiago, Chile, acabamos fechando o primeiro curso de instrutores ACA no Chile. A grande vantagem de trabalhar com canoagem é o pessoal nota 10 e conhecer lugares lindos pelo mundo!
Dessa vez foi o oceâno Pacífico! Já tinha ouvido um monte de histórias do bravo, gelado e implacável Pacífico… só faltou o principal, sentir como é!
O Chile é espremido entre montanhas e mar. Terreno plano lá vale ouro. Saindo do mar, já se começa a subir. O mesmo acontece pra dentro do mar, cuja plataforma continental é praticamente inexistente. A 10 km da praia vc já tem 400 metros de profundidade! Pra se ter idéia, no Brasil, litoral sudeste, vc tem que andar de 300 a 400km para ter 200 metros de profundidade. O resultado disso é que ondulação atinge o litoral com muito mais força. Dificilmente o mar baixa de 2 metros. 3 a 4 metros de ondulação é coisa normal. O bom é que pelo litoral recortado, vc sempre encontra um cantinho abrigado pra ir pra água!
Outro fator interessante é a riqueza da fauna marinha. Vimos 2 grupos grandes de golfinhos (provavelmente o nariz de garrafa), leões marinhos, pelicanos, gaivotas de tudo que é tipo e muitos tipos de frutos do mar, pelos quais os chilenos são fissurados. Tem até uns com aparencia de alienígenas, que é dificil imaginar alguém comendo!
A temperatura da água também não é muito convidativa, por volta dos 15°C, mas nada que uma roupa adequada não resolva! Frio é uma questão de equipamento! Brasileiro é que é muito acomodado com as nossas condições mais que perfeitas, já que o mundo todo rema com condições muito mais severas. Em compensação a água é cristalina, linda de se ver!
O Pacífico realmente tem os seus encantos… já estou querendo voltar pra lá!